Autarquia Águas do Pantanal participa do 35° mutirão de limpeza do rio Paraguai
Data: 10 de Outubro de 2023
No último dia 08 de outubro, a Autarquia Águas do Pantanal, uma das colaboradoras na organização do 35º Mutirão de Limpeza do rio Paraguai, participou de mais uma iniciativa voltada para a preservação do meio ambiente com foco no rio Paraguai, na qual o evento já consolidou como uma tradição na cidade de Cáceres. Nessa mobilização, a população cacerense se uniu para remover resíduos sólidos deixados usuários das margens, acampamentos, barrancos e praias do rio Paraguai.
A concepção e promoção desse evento coletivo têm seu crédito ao Capitão Tenente Renato Thomas, um militar aposentado da Marinha do Brasil que é defensor do rio Paraguai e de seu bem-estar. A organização do evento contou com a colaboração da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC), ASACATEC, Águas do Pantanal e ASPATUR, com o apoio de grupos como Lobo Guará, Guarda Mirim, A gente Jovem Ambiental, Grupo Chalana, corpo de bombeiros, marinha do Brasil e entre outros.
Participaram do evento um total de 47 embarcações pequenas, 4 embarcações de grande porte (barco hotel) envolvendo um número aproximado de 300 participantes, tanto em terra quanto a bordo das embarcações. Os materiais retirados em grande parte foram de acampamentos no qual incluíam geladeiras, fogões, mesas, caixas de isopor, aparelhos de ar-condicionado, cadeiras, mesas, colchões, lonas, garrafas PET, vidros, latas de cerveja, ferros, armadilhas, guarda-sóis, caixas d'água, e diversos outros objetos.
Para o diretor executivo Júlio Parreira “Esses materiais não tinham utilidade e não estavam sendo destinados de maneira adequada para o retorno à cidade. Estima-se que tenham sido coletados cerca de 4 a 5 toneladas desses materiais apenas durante os percursos realizados no rio. Os materiais coletados foram destinados para Associação catadores de materiais recicláveis – ASCARC e os rejeitos foram destinados ao aterro sanitário da cidade”, finalizou o diretor.
“Diante desse cenário, torna-se imperativo realizar ações de educação ambiental e fornecer orientações nas áreas onde há maior acúmulo de resíduos, a fim, de reduzir a quantidade de materiais a serem coletados nas próximas edições do Mutirões de Limpeza e por consequência proteger a natureza” alertou a Prefeita Eliene Liberato.
Assessoria Autarquia Águas do Pantanal