Educação Ambiental
Os princípios da educação ambiental
A Lei N° 9.795/1999, conhecida como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), estabelece os princípios básicos da educação ambiental no Brasil, com o objetivo de promover a conscientização e a participação ativa da sociedade na busca por um desenvolvimento sustentável.
Saiba mais sobre os princípios da educação ambientes clique aqui.
Você pode ajudar !
Você pode ajudar o meio ambiente sem precisar sair de casa, como:
- Separe seus resíduos recicláveis para coleta seletiva de acordo com os dias que coletam em seu bairro, saiba mais clique aqui;
- Diminua o uso de plástico, troque as sacolas plásticas de supermercado por ecobags;
- Compre menos quantidade com maior qualidade;
- Economize água e energia.
Superlotação de lixo
A superlotação de resíduos em aterros sanitários é um grave problema enfrentado pelas sociedades modernas. Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil (ABRELPE, 2022), em 2022, o país gerou um total aproximado de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos, correspondendo em média de 224 mil toneladas diárias. A quantidade de resíduos produzidos tem se tornado excessiva, ultrapassando a capacidade de muitos aterros.
A coleta seletiva pode reduzir a quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários. Saiba mais sobre a coleta seletiva clique aqui.
Preservando o meio ambiente
A preservação do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva, e nosso compromisso com a proteção da natureza é fundamental para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações. O meio ambiente é verdadeiramente nosso tesouro, pois é fonte de vida, recursos naturais e beleza incomparável. Cabe a cada um de nós adotar práticas conscientes, como a redução do consumo, a reciclagem de resíduos e a utilização de fontes de energia limpas, para proteger esse valioso patrimônio.