AUTARQUIA ÁGUAS DO PANTANAL LANÇA CAMPANHA DE COMBATE CONTRA DENGUE

Publicado em 30/04/2024

Atualizado em 30/04/2024



Data: 05 de Março de 2024


Autor da Foto: Ministério da Saude

Diante do aumento dos casos de dengue, chikungunya e Zika, e alertas do ministério da saúde e os índices de aumento dos casos em Mato Grosso, a autarquia Águas do Pantanal com a Prefeitura de Cáceres, Vigilância em Saúde, Secretaria de Fazenda e demais parceiros, lança a campanha de combate à dengue sob a mensagem "Sua atitude salva vidas", a mobilização visa eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O alerta por meio da campanha complementa as medidas de reforço já adotadas pelo Ministério da Saúde para a prevenção e controle dessas doenças, bem como para garantir a assistência à população.

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas de dengue, chikungunya e Zika são semelhantes, incluindo febre súbita, dores de cabeça, dores no corpo, cansaço, fraqueza, dor nos olhos, erupções cutâneas, coceira, manchas vermelhas na pele, náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação para a população é procurar o serviço de saúde mais próximo ao surgirem os primeiros sintomas.

A Prefeita Eliene Liberato destaca, "a prevenção é a abordagem mais eficaz, são sugeridas medidas como evitar o acúmulo de objetos sem uso, não armazenar pneus em áreas descobertas, eliminar acúmulos de água em lajes e calhas, colocar areia nos vasos de plantas e cobrir adequadamente tonéis e caixas d’água. A eliminação de qualquer local com água parada é crucial, pois é nesses locais que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, deposita seus ovos." finalizou a Prefeita.

A autarquia disponibilizou um cronograma de reforço na coleta de volumosos e pneus nos bairros da cidade, os caminhões passará coletando os materiais no perímetro urbano e coleta de pneus nos distritos. Confira o cronograma de atendimento nos bairros e distritos de Cáceres. 

Da Assessoria

Daiana Dias